Passamos boa parte do nosso tempo de formação dentro das escolas sentados em carteiras posicionadas de forma cartesiana, olhando todos para frente e ouvindo sequencialmente um mesmo conteúdo, proibidos de trocar com os colegas sobre o conteúdo das aulas. Ao mesmo tempo, quando aprendemos sobre arte, temos continuamente escutado falar sobre um conjunto de artistas, visitado alguns determinados lugares e aprendido sobre uma mesma forma de produzir imagens. Questionando as estruturas e normas dos espaços escolares e do sistema da arte, a exposição Lócus desviantes provoca outras formas de pensar sobre os locais de formação e os possíveis novos caminhos construídos nas rupturas deles.
Os artistas participantes da exposição integram o Grupo de Pesquisa Entre, do Centro de Educação da Ufes, e se mobilizam em torno de práticas artísticas e educativas que tensionam as fricções e os encontros da educação e da arte na contemporaneidade.
Esta exposição convida os visitantes a percorrerem o caminho entre o Centro de Artes e o Centro de Educação, deslocando-se entre diferentes espaços do campus universitário para encontrar-se com as obras, situadas pelos corredores, salas de aula, cantinas, biblioteca, reitoria e RU em propostas de site specific. Os desvios provocados pelos artistas não somente tensionam os sistemas da arte e da educação, mas também os caminhos dos frequentadores da Ufes, instigados a identificarem outras rotas no seu cotidiano, para mapearem os trabalhos e pensarem também no efeito normativo desse espaço formador.
Julia Rocha e Marcellus Freitas
curadores
exposição Lócus desviantes
curadoria Julia Rocha e Marcellus Freitas
projeto educativo Julia Rocha e Helena Pereira Barboza
Ana Carolina Pimentel
Maik Douglas
Ronaldo Gentil
Mariângela Pion
Isabela Vima
Henrique Tavares
Any Wutke
Julia Rocha
Mariana Lydia B.
Milena Espinoza