Entretempo (2020)
Maik Douglas
A obra "Entretempo" tem a intenção de abordar questões relacionadas à forma como essas instâncias (educação, história da arte e arte contemporânea) podem se interligar por meio da velocidade do movimento de cada ponteiro. As rotações no objeto concebido para marcar a passagem do tempo e suas sobreposições tensionam as distintas relações de cada um dos campos/ponteiros. Quais relações a educação atravessa na arte? A arte contemporânea reflete algo da educação?
A obra é constituída por um relógio branco do tipo alarme com duas campainhas. Os ponteiros de horas, minutos e segundos foram substituídos por papel transparente com impressões referentes à educação para o ponteiro de horas, história da arte para o ponteiro de minutos e arte contemporânea para o ponteiro de segundos.
Ao girar e marcar o tempo, é possível visualizar, com base nas diferentes velocidades, como o tempo se relaciona com diferentes importâncias entre a educação e a arte, especialmente a arte contemporânea. As reflexões sobre a obra permitem perceber como a arte contemporânea passa por mudanças que a história da arte e, principalmente, a educação não conseguem acompanhar, mas, atravessam e são atravessadas pela mesma.
Durante a exposição a obra está instalada no corredor onde estão os livros sobre ensino da arte. Para encontrá-lo, acesse a estante 37 da Biblioteca Central da Ufes.