[i]mediações (2020)
Maik Douglas
As imagens de “[i]mediações” são compostas por recortes a partir de uma cena de uma sala tradicional. A primeira mostra uma disposição cartesiana dos discentes, enquanto a professora se coloca em um local mais elevado para a transmissão de seus saberes aos alunos. As figuras que compõem a obra são então removidas de seus lugares através de recortes e deixam suas silhuetas vazias em espaços em branco onde anteriormente compunham uma sala de aula ainda muito comum nos dias de hoje.
Na segunda as formas são realocadas e organizadas em um cenário branco em uma montagem circular, com o preenchimento da silhueta feito com caneta nanquim. Mais indivíduos são agregados à roda, criando assim um círculo típico de uma conversa de mediação cultural onde os olhares e falas podem trocados, compartilhados e potencializados por uma experiência coletiva e livre de uma hierarquia imposta pela organização cartesiana da sala de aula tradicional.
As colagens propõem discutir a relação do público/alunos com o espaço educativo, principalmente o ambiente escolar que ainda persiste em muitos casos nos moldes tecnicistas e de uma educação bancária, como definiu Paulo Freire. Dentre outras questões que permeiam os espaços tradicionais da educação e educação contemporânea, as colagens que compõem a obra “[i]mediação” propõem um novo olhar ao espaço da sala de aula e a adoção de metodologias contemporâneas para a educação.