top of page

Partilha contempo (2020)

Isabela Vima

O dispositivo de ação “Partilha contempo” é um trabalho que foi pensado e produzido para a publicação “Entre perguntas”, organizada pelo grupo Entre Pesquisa em julho de 2020. Agora, o dispositivo de ação foi ativado na exposição “Lócus desviantes” (2023). 

 

O trabalho foi pensado a partir de Nicolas Bourriaud (2009), que trata das relações de interação que se desdobram entre o público e a arte contemporânea, analisando como os espaços expositivos presos em regras e formalidades, desfazem com os vínculos e experimentações sociais. Para Bourriaud, as oportunidades educativas sobre arte contemporânea são concebidas nas relações de partilha.

 

O dispositivo de ação se apropria de um produto conhecido, as pastilhas sabor hortelã, e brinca com a troca da letra “s” da palavra pastilha pela letra “r”, se transformando na palavra partilha. O termo “contempo” do título do trabalho faz alusão não apenas à palavra “contemporânea”, mas também tem o intuito de manter interação com o próximo sem pressa. 

 

Denomina-se como um dispositivo de ação pois foi distribuído para os espectadores no dia da abertura da exposição, como proposta de favorecer a possibilidade de interação entre os espectadores a partir da pergunta: aceita uma pastilha? Ou, aceita uma partilha? Associando a ideia de compartilhar suas interpretações sobre as obras da exposição. 

 

O trabalho apresenta similaridades com uma embalagem comercial de bala. Na parte escrita “Atenção”, foi substituído: “Não recomendado para crianças menores de 04 anos.” Por: “O consumo demasiado pode causar falta de estabilidade e aceleração de fluxos transversalmente à situação existencial contemporânea codificada como instável e impermanente”. Relacionando à uma especificidade da arte contemporânea em não ter um conceito estável e definido, brincando com a possibilidade que o consumo de arte contemporânea possa na verdade gerar instabilidade no próprio espectador. Na parte escrita “Ingredientes”, a informação foi substituída: “Este produto não contém glúten” por: “Nicolas Bourriaud e Verena Smit”, citando autor e artista que influenciaram na criação desse dispositivo com seus trabalhos e de certa forma jocosa, foram temperos para essa composição artística.

bottom of page