Professora da Universidade Federal do Espírito Santo e coordenadora do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e arte contemporânea (CE/UFES/CNPq). Doutora em Educação Artística pela Universidade do Porto, Mestre em Artes e Educação pela Universidade Estadual Paulista e Licenciada em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Realiza pesquisa sobre o ensino da arte na contemporaneidade, mediação cultural, relações entre museus e escolas, avaliação de propostas educativas no campo das artes visuais e formação de professores.
coordenadora grupo entre | professora UFES
Professor de artes do ensino básico da rede municipal de Guarapari - ES. Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com trabalho de graduação tendo o tema “O vestir como espaço de troca: processos entre roupas e escrita”. É membro do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e arte contemporânea (CE/UFES/CNPq). Realizando pesquisa sobre arte contemporânea e o ensino da arte na contemporaneidade, as relações de trocas envolvidas no gesto vestir, e desenvolvendo investigações artísticas entre arte e cotidiano.
professor educação básica Guarapari
Licenciada em Artes Visuais na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Bolsista de Iniciação Científica 2019-2020, com o projeto Arte Contemporânea no contexto escolar - Aproximações com arte/educadores do Ensino Fundamental. Tem interesse na área de arte/educação e arte contemporânea. Atualmente é professora da escola de Ensino Médio de rede privada no município da Serra, ES, e faz parte do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e arte contemporânea (CE/UFES/CNPq).
professora educação básica
Graduanda na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente faz parte do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e arte contemporânea (CE/UFES/CNPq) e do grupo de pesquisa "Estudos de práticas fotográficas autorais". É bolsista do Núcleo de Artes Visuais e Educação do Espírito Santo (NAVEES) e do projeto de extensão "Interfaces do Ensino da Arte". Fez parte do projeto de extensão "Como construir uma Esfera Pública: debates sobre Arte em suas discursividades e imagens" (DAV/CAr) (2021-2022). Desenvolve materiais e jogos educativos e pesquisa o caminhar como uma prática artística e educativa.
estudante licenciatura em artes visuais UFES
Graduada em Fotografia pela Universidade de Vila Velha e atualmente cursando Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Participa do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e Arte Contemporânea (CE/UFES/CNPq) com foco na linha de processos artísticos e educativos relacionados na contemporaneidade. Bolsista PIBIC CNPq (2022-2023), com desenvolvimento do projeto "Pós-fotografia e educação: O papel da leitura de imagens na aproximação com a arte contemporânea"
estudante licenciatura em artes visuais UFES
Artista e Performer, Doutorando em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas e Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisa aspectos ligados à diáspora negra, arte contemporânea e performance. Membro dos grupos de pesquisa: Diálogos entre Sociologia e Arte/DISSOA e Entre - Educação e arte contemporânea (CE/UFES/CNPq). Com relação à produção em poéticas visuais apresentou trabalhos em exposições, seminários e festivais na Cidade do México, Rio Grande, Florianópolis, Joinville, Curitiba, São Paulo, Uberlândia, Macapá e Vitória. Idealizador e Coordenador do Festival Lacração - Arte e Cultura LGBTI+ e do Performe-se - Festival de Performance.
doutorando artes UNICAMP
Graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo, atua como Educador Social no Centro de Referência das Juventudes e membro do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e arte contemporânea (CE/UFES). Atuou como Instrutor de oficinas de Artes no CREAS (Centro Especializado de Referência e Assistência Social) entre 2019 e 2023, Foi bolsista CAPES no Programa Residência Pedagógica - Artes Visuais e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência entre 2017 e 2022, e participou do projeto de Extensão Galeria DADA/DAV. Atualmente pesquisa a educação decolonial e arte contemporânea em cumprimentos de Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida.
educador social
Graduada em Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente é bolsista do Projeto de Extensão – Processos de Criação em Curadoria e participa do Grupo de Pesquisa Entre – Educação e arte contemporânea (CE/UFES/CNPq). Tem interesse na pesquisa sobre a prática docente em arte com a Arte Contemporânea.
professora educação básica Serra
Arte-educadora, artista e pesquisadora, Letícia é estudante de Artes Visuais na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Na pesquisa, impulsionada pelo PIIC, tem como investigação a relação entre espaço, corpo, gênero e trabalho refletidas nas múltiplas linguagens da arte. Já participou do PIBID e Programa de Residência Pedagógica. Atualmente integra o Grupo de Pesquisa Entre - Educação e Arte Contemporânea (CE/UFES/CNPq) e Projeto de Extensão “Como construir uma esfera pública: debates sobre Arte em suas discursividades e imagens” (CAR/UFES).
estudante licenciatura em artes visuais UFES
Artista visual, escritora, professora de Artes Visuais licenciada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestra em Arte e Cultura Contemporânea (PPGARTES-UERJ). Atualmente é professora no município de Vitória e doutoranda em Estudos Contemporâneos das Artes no PPGCA-UFF (Universidade Federal Fluminense). Atua em Educação desde o início da graduação, tendo trabalhado principalmente em escolas particulares e públicas da cidade do Rio de Janeiro. Mariana desde pequena foi movida pela potência da invenção de histórias, e foi descobrindo na montagem das palavras, imagens e sentidos um território de liberdade e experimentação. Entendendo o particular muitas vezes como coletivo, ela também é ativista em coletivos por memória, verdade, justiça e reparação sobre as violências do Estado - principalmente da última ditadura militar do Brasil. marianalydiaarte.wixsite.com/portfolio
professora educação básica de Vitória
Mediador-Professor licenciado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no curso de Artes Visuais. Membro do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e arte contemporânea (CE/UFES/CNPq). Atua na educação básica lecionando para os anos iniciais pela prefeitura de Vitória - ES e na educação infantil através da prefeitura da Serra - ES. Os interesses de pesquisa permeiam pela mediação no campo da arte contemporânea e o espaço da sala de aula como disparador de ações mediadoras.
professor da educação básica Vitória | Serra
Professora de artes no ensino básico da rede municipal de Serra - ES. Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Participa do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e arte contemporânea (CE/UFES/CNPq). Realiza pesquisa e tem interesse na área do ensino da arte e arte contemporânea e as relações desses campos com as novas tecnologias.
professora educação básica Serra
Licenciada em Artes Visuais na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Bolsista do Núcleo de Artes Visuais e Educação do Espírito Santo (NAVEES) entre 2018-2019, Bolsista do Projeto de Extensão Interfaces do ensino da arte entre 2019-2020 e Bolsista do programa de residência da CAPES no CEMEI Zenaide Genoveva Marcarini Cavalcanti 2020-2022. Tem interesse na pesquisa sobre arte contemporânea e como ela pode ser desenvolvida na educação e nos meios digitais, além de vincular práticas decoloniais no objeto de estudo. Atualmente faz parte do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e arte contemporânea (CE/UFES/CNPq).
educadora social e pesquisadora
Estudante de Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) através do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Natural de Lima, Peru. Pratica técnicas de ilustração analógicas e digitais. Tem interesse na Arte Contemporânea vinculada à esfera pública. Atualmente participa do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e Arte Contemporânea (CE/UFES(CNPq) e do Projeto de Extensão “Como construir uma esfera pública: debates sobre Arte em suas discursividades e imagens” (CAR/UFES).
estudante licenciatura em artes visuais UFES
Professora de artes no ensino básico da rede municipal de Cachoeiro de Itapemirim - ES. Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Foi bolsista voluntária de Iniciação Científica com o sub-projeto “Pressupostos da estética de Bertolt Brecht segundo Gerd Bornheim” (2018-2019). Se interessa por história da arte e suas intersecções com a teoria feminista. É parte do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e arte contemporânea (CE/UFES/CNPq).
professora educação básica Cachoeiro do Itapemirim
Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui Bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade do Espírito Santo (UFES) e Licenciatura em Educação Artística pelo Centro Universitário Claretiano. Com MBA em História da Arte pela Universidade Estácio de Sá é pós-graduada em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e em Educação Especial pelo Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio. Atua como professora de arte na educação básica desde 2002 lecionando em redes estaduais, municipais e privadas de ensino. Participa do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e arte contemporânea (CE/UFES/CNPq) e do Coletivo de professores, educadores, artistas e pesquisadores Laboratório de Educação Museal (LEM). Tem interesse de pesquisa na área de história da arte contemporânea, formação de professores, cultura, ensino da arte, mediação cultural no ensino da arte e as relações étnico-raciais no ambiente escolar.
professora educação básica Vitória | Vila Velha
Possui graduação em Comunicação Social – Habilitação Radialismo (Rádio e TV) pela Faculdade da Cidade, pós-graduação em Crítica e Curadoria de Arte pela Universidade Cândido Mendes- EAV, pós em Psicologia Clínica Hermêutica- Fenomenológica pós-graduação pela Universidade Santa Úrsula-Instituto Dasein e pós em História da Filosofia com mestrado em Filosofia pela Universidade Gama Filho. Vive e mora no Rio de Janeiro. No campo da Arte Contemporânea tem trabalhos expostos nas plataformas ArtMaZone e Acessoartecontemporanea, com ampla leitura teórica e interesse em Curadoria de arte, tanto em relação à concepção quanto à pesquisa. É colunista semanal do BLOGDEARTE.art e participa do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e arte contemporânea (CE/UFES/CNPq).
pesquisadora e professora
Artista visual e graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santos (UFES). Dentro de sua produção explora a linha contínua no desenho como expansão do gesto e tem interesse de pesquisa no campo da docência-artística. É membro do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e Arte Contemporânea (CE/UFES/CNPq).
graduada em artes visuais UFES
Mestranda do Programa de Pós Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGA-UFES), na linha de Interartes e Novas Mídias, e graduanda do curso de Licenciatura em Artes Visuais na mesma universidade. É bolsista no Programa de Educação Tutorial Conexões Cultura, onde se dedica a estudar identidades e visualidades na periferia. Participa do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e Arte Contemporânea (CE/UFES/CNPq) com foco na linha de processos artísticos e educativos relacionados na contemporaneidade.
graduada licenciatura em artes visuais e mestranda UFES
ilustrações Milena Espinoza Maurtua