Estudante de Artes Plásticas na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Participante do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e arte contemporânea (CE/UFES) e mediadora voluntária na Galeria de Arte e Pesquisa da UFES. Tem como foco de pesquisa a Web Art, inserindo performance em redes sociais para questionar o uso e dependência tecnológica.
RAQUEL ALVES GALACHA
estudante de bacharelado em Artes | UFES
omedianero. Artista-educador, mediador e produtor cultural, bacharel em Artes Plásticas pela Ufes. Desenvolve projetos pedagógicos e experiências artísticas em museus, centros culturais e espaços-tempo virtuais, com ênfase nos processos educativos em arte, mediação cultural e formação de trabalhadores. Tem investigado as condições e relações de trabalho na contemporaneidade, em contextos antidemocráticos e neoliberais de precarização da vida, exploração de mão-de-obra e supressão das leis de proteção dos trabalhadores e das organizações de classe. É integrante do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e arte contemporânea (CE/UFES/CNPq).
JUAN VICTOR GONÇALVES
mediador
Possui Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e especialização em Metodologias e Práticas para o Ensino Fundamental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Foi bolsista dos programas da CAPES, PIBID e Residência Pedagógica. Atualmente é professora de Artes na educação infantil e integra o Grupo de Pesquisa Entre - Educação e Arte Contemporânea (CE/UFES/CNPq).
THAIS MARTINS
professora educação básica
Estudante de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo, Pós-graduada em Gestão Ambiental e Mestranda em Educação em Ciências e Matemática ambos pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Tem interesse na interface entre arte e ciência e nas práticas de arte/educação em espaços não formais, no qual faz relação com a pesquisa de mestrado. Atualmente faz parte do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e arte contemporânea (CE/UFES).
ALINE MATTOS DE SOUZA MARQUES
estudante licenciatura em artes visuais UFES
(Rio de Janeiro, 1999) é artista multimídia e pesquisador, graduado em Artes na Universidade Federal Fluminense (UFF). Seus trabalhos se articulam em torno do corpo e suas possíveis extensões, além de criações de ambientes/atmosferas. Desenvolve trabalhos em diversos meios, principalmente no hibridismo entre audiovisual, performance e objeto/instalação. Trabalha com matérias orgânicas como fungos, espinhos, membranas biopolímeras, galhos, cipós, a partir da itinerância e efemeridade do rastro, permeando e criando mistérios e ficções que possibilitem edificações de novas corporalidades e diálogos interespécies.
TUCA MELLO
estudante artes plásticas UFF
Graduanda do Bacharelado em História da Arte na UFRGS. Atua como pesquisadora e mediadora/educadora em instituições culturais e possui experiência com curadoria no campo das artes visuais. Entre 2018 e 2020 foi estagiária do Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS. Em 2020 integrou a equipe do Programa Educativo da Bienal 12 do Mercosul e foi Coordenadora Geral do material educativo da mostra. Entre 2020 e 2021 foi Coordenadora Pedagógica de Equipes Educativas em exposições temporárias apresentadas no Farol Santander Porto Alegre. Atualmente, faz parte da Equipe Educativa da 13ª Bienal do Mercosul. É membro do 'Arestas: grupo de estudos em arte e mediação' (IA-DAV, UFRGS) e é uma das representantes do Brasil na Red-LEHA (Red Latinoamericana de Estudiantes de Historia del Arte).
CRISTINA BARROS
historiadora da arte e mediadora
Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pós-graduanda em Educação Especial e Inclusiva pelo Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa (CESAP). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) atuando nas aulas de Artes do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e professora de arte da educação básica na Secretaria do Estado na Educação (SEDU) em Cariacica. Atualmente é professora da Secretaria Municipal de Educação de Viana (SEMED) e de uma escola particular na Praia de Itaparica, sendo também integrante do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e arte contemporânea (CE/UFES/CNPq).
professora educação básica
Estudante de licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua como designer gráfica com ênfase em criação de identidade e tem interesse nas áreas de educação infantil, arte/design contemporâneos. Participa do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e arte contemporânea (CE/UFES).
PAULA SALES BRITO
integrante externa
Orientadora Educacional - Uninter Maringá. Cursa Segunda Licenciatura- Centro Universitário Internacional Uninter. Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com Láurea Acadêmica. Em 2019 desenvolveu um projeto de iniciação científica (PIBIC – UEM) intitulado “Tem Arte Contemporânea na escola contemporânea? Estudos da Cultura Visual e o Ensino de Arte na escola”. Mora em Maringá, PR, participa de dois grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens, o ARTEI (UEM) e Grupo de Pesquisa Entre - Educação e Arte Contemporânea (CE/UFES/CNPq). Desenvolve pesquisas na área de: Ensino de Artes Visuais; Formação de Professores; Arte Contemporânea; BNCC (2018); Educação Infantil; Estudos Culturais; Feminismos.
professora educação básica
Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e arte contemporânea (CE/UFES/CNPq). Tem como interesse de pesquisa, narrativas e intersecção entre imagem, arte e cultura a fim ampliar estudos e práticas decolonias sobre a questão racial e cultural no campo da Arte-educação.
graduada licenciatura em artes visuais
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Gama Filho. Graduanda em Licenciatura em Artes Visuais Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atuante nas Artes do Fogo (fusing e cerâmica) e pesquisadora em suas prospecções na arte contemporânea. Faz parte do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e arte contemporânea (CE/UFES/CNPq).
CRISTIANE JORDÃO
graduada licenciatura em artes visuais
Graduanda em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (UnB). Possui interesse em arte-educação e em arte contemporânea, na qual tem publicação e obra exposta pela Baleia (Mapeamento e publicação de mulheres artistas visuais do DF e entorno). Atualmente é estagiária do Museu Nacional da República Honestino Guimarães, realiza extensão sobre itinerários formativos do novo ensino médio pela Universidade de Brasília (UnB) e também participa do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e arte contemporânea (CE/UFES).
ANA CLARA FARIAS GULART
estudante artes visuais UnB
ilustrações Milena Espinoza Maurtua