top of page

"você não é todo mundo"







No ensaio visual intitulado "Você não é todo mundo" há uma intersecção entre colagens digitais, fotografia e pesquisa que conduz a reflexões sobre a identidade em uma sociedade interconectada. O manequim foi fotografado para simbolizar um sujeito sem rosto, desprovido de uma identidade individual, representando a sensação de ser apenas mais um entre muitos. Essa figura sem rosto foi inserida em paisagens e espaços onde a arte e a educação se cruzam, propondo uma substituição das experiências através da fotografia, filmagem e compartilhamento.


O ensaio visual é uma ampliação do ensaio Eu sou Maria Ninguém, parte da pesquisa "Imagem/pós-fotografia/educação", no qual analisa-se a obra Terra de José Ninguém (2021), de Rosangela Rennó, aproximando-a da minha identidade social e profissional. Através dessa conexão, os sujeitos da obra são retratados em paralelo à minha própria identidade, desencadeando reflexões sobre as identidades compartilhadas na era pós-fotográfica, conceito de Joan Fontcuberta (2016).


"Você não é todo mundo" é uma obra que convida a questionar quem somos em meio a quantidade de imagens e experiências compartilhadas e sobre como estamos consumindo/produzindo obras e pesquisas no campo da arte. Através das colagens que revelam a interação entre o sujeito e o espaço, o ensaio desafia a noção de ser singular em meio à aparente homogeneização da sociedade contemporânea através do acúmulo e consumo das imagens nas redes.



sobre a autora:

Ana Carolina Ribeiro Pimentel é graduada em Fotografia pela Universidade de Vila Velha e atualmente cursando Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Participa do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e Arte Contemporânea (CE/UFES) com foco na linha de processos artísticos e educativos relacionados na contemporaneidade. Bolsista PIBIC CNPq (2022-2023), com desenvolvimento do projeto "Pós-fotografia e educação: O papel da leitura de imagens na aproximação com a arte contemporânea".




referências:

FONTCUBERTA, Joan. La furia de las imágenes: Notas sobre la postfotografía. Barcelona: Galaxia Gutenberg, 2016.

RENNÓ, Rosângela. Catálogo da exposição. Pequena ecologia da imagem. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2021.

0 comentário

留言


bottom of page