top of page

foto da foto



Em Foto da foto (2023) busco reunir uma jornada visual que concentra todas as imagens contidas na minha pesquisa "Imagem/pós-fotografia/educação" através de sobreposições visuais confeccionadas no Photoshop. Como numa transparência, as imagens se transformaram em negativos, sobrepostos até que se formasse uma espécie de caos imagético. Como artista e pesquisadora atravessada pelo conceito da pós-fotografia de Joan Fontcuberta (2016), reúno no meu trabalho reflexões acerca das características dessa nova forma de capturar e transformar imagens, que geram diferentes perspectivas de pensar a fotografia e que estabelecem outras formas de comunicação.


Com o somatório de imagens, tento demonstrar essa “vertigem” de estar em um mundo pós-fotográfico através da prática de sobrepor a carga teórica, artística e da cultura visual, todas elas protagonistas da minha pesquisa de conclusão de curso em Licenciatura em Artes Visuais. As fotografias então se tornam um caos de forma que já não podem mais ser reconhecidas, estão reconfiguradas em algo totalmente novo. Uma apropriação a partir de imagens preexistentes para criar um novo produto é uma característica pós-fotográfica; esse emaranhado de imagens nos instiga a interpretar ou reconhecer os elementos presentes na obra é medida que se torna mais sufocante, uma vez que quanto mais imagens existem, menos conseguimos ver.


Foto da foto é ampliação que tenta sintetizar o ensaio O lamento e a fúria das imagens e cada fotografia da qual me aproprio é uma parte em um ciclo de criação e recriação, de estarmos sendo consumidores e produtores de imagens continuamente.





sobre a autora:

Ana Carolina Ribeiro Pimentel é graduada em Fotografia pela Universidade de Vila Velha e atualmente cursando Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Participa do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e Arte Contemporânea (CE/UFES) com foco na linha de processos artísticos e educativos relacionados na contemporaneidade. Bolsista PIBIC CNPq (2022-2023), com desenvolvimento do projeto "Pós-fotografia e educação: O papel da leitura de imagens na aproximação com a arte contemporânea".




Referências:

FONTCUBERTA, Joan. La furia de las imágenes: Notas sobre la postfotografía. Barcelona: Galaxia Gutenberg, 2016.

JAAR, Alfredo. Catálogo da exposição. O lamento das imagens de Alfredo Jaar. São Paulo: Sesc Pompeia, 2021.


0 comentário

Comments


bottom of page