O que fazer quando as imagens nos faltam? Quando elas deixam lacunas e vazios?
Falta é uma obra em vídeo, produzida a partir da intervenção em um livro didático da disciplina de Arte. No livro, as imagens foram deliberadamente recortadas e removidas das páginas, restando apenas informações textuais. O vídeo simula uma aula, onde a estudante tenta se utilizar desse material carente de elementos visuais, desconstruindo a expectativa de um livro didático tradicional, mas que também se destoa dos conteúdos do mundo contemporâneo, afogado em imagens. Enquanto vivemos em uma era repleta de informações visuais, essa falta proposital traz uma ruptura que reflete profundamente sobre o papel das imagens em nosso cotidiano e no processo educacional.
O vídeo Falta foi embasado no ensaio A escola tem medo das imagens? que integra a minha pesquisa de conclusão de curso Imagem/pós-fotografia/educação. A ampliação, balizada, nas reflexões das pesquisadoras e autoras que permeiam o ensaio textual, como Zanin (2017), Rosa (2022), Kellner (2011) e Barboza (2021) traz à tona as dificuldades enfrentadas pelos arte/educadores ao abordar as imagens da cultura visual e a arte contemporânea dentro do contexto escolar.
sobre a autora:
Ana Carolina Ribeiro Pimentel é graduada em Fotografia pela Universidade de Vila Velha e atualmente cursando Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Participa do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e Arte Contemporânea (CE/UFES) com foco na linha de processos artísticos e educativos relacionados na contemporaneidade. Bolsista PIBIC CNPq (2022-2023), com desenvolvimento do projeto "Pós-fotografia e educação: O papel da leitura de imagens na aproximação com a arte contemporânea".
Referências:
BARBOZA, Helena Pereira. “New Post No Feed” e repertório imagético: Redes sociais na formação de arte/educadores, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.
KELLNER, Douglas. Lendo imagens criticamente: Em direção a uma pedagogia pós-moderna. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Alienígenas na sala de aula: Uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2011.
ROSA, Letícia Gonçalves. Alfabetização do olhar: Educação emancipatória em uma cultura imagética, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022.
ZANIN, Larissa Fabrício. Processos de significação na arte e na educação. In: DADALTO, Maria Gorete; REBOUÇAS, Moema Martins (orgs.). Modos de ser professor na arte e na contemporaneidade, Vitória: EDUFES 2017.
Comentarios