Dentro da gramática da língua portuguesa ] entre [ pode ter diferentes significados e utilizações. Pode ser uma flexão do verbo entrar, funcionando como um convite ou uma ordem ] entre! [. Pode ser um prefixo, indicando a ideia de reciprocidade, interposição ou pequenas doses de algo ] entrechocar, entrever, entreabrir [. Pode ser também preposição, além de estar, por si só, na definição do seu próprio conceito: “preposição. classe gramatical, invariável, que liga dois elementos de uma frase, estabelecendo uma relação entre eles”. Com esse papel, funcionando como preposição, ] entre [ tem diferentes significados:
indica lugar ou espaço intermediário ] entre aqui e ali [;
demarca um intervalo de tempo ] entre agora e depois [;
assinala o que está no meio de múltiplas coisas ou pessoas ] entre esse e aquele [;
demarca que algo não é uma coisa, nem outra; um meio termo ] entre isso e aquilo [;
expressa reciprocidade, relação ] o que há entre nós [;
demonstra uma preferência ou alternativa ] entre esse e esse [;
sinaliza que se está em companhia ] estar entre [.
Para nós, ] entre [ pode ser compreendido dentro de muitas dessas acepções, como convite, como reciprocidade, como lugar ou espaço intermediário, como intervalo de tempo, como estar no meio, como algo que não é uma coisa, nem outra, como alternativa, como companhia.
Nosso grupo foi composto com o interesse de partilhar e problematizar cada um dos significados da palavra entre, o grupo realiza encontros de partilha e escuta com destaque para o desenvolvimento de ações de formação e atuação nos campos da educação e da arte. Nossa prática se constrói ainda em busca da ampliação de sentidos para o conceito.
sobre a autora:
Julia Rocha é professora da Universidade Federal do Espírito Santo e coordenadora do Núcleo de Artes Visuais e Educação do Espírito Santo - NAVEES e do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e arte contemporânea (CE/UFES). Doutora em Educação Artística pela Universidade do Porto, Mestre em Artes e Educação pela Universidade Estadual Paulista e Licenciada em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Realiza pesquisa sobre o ensino da arte na contemporaneidade, mediação cultural, relações entre museus e escolas, avaliação de propostas educativas no campo das artes visuais e formação de professores.
Comments